busin
Ciências e Saúde

Desafio do sal: entenda os perigos




Você já ouviu falar do desafio do sal? Ele se popularizou no Tik Tok, uma rede social chinesa que virou febre entre crianças e adolescentes. Na “brincadeira” do sal, os adolescentes viram um pote de sal na garganta.
Mas é perigoso encher a boca de sal? Sim! Quem explica é a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar. “Nessa ‘brincadeira’, as crianças engolem o sal e engolir sal faz muito mal para a saúde. Quando o sal entra na corrente sanguínea, ele puxa a água dos tecidos, das células. Isso faz com que aumente a pressão arterial. Começamos a ter hipertensão”.
Além disso, o excesso de sal pode provocar desidratação, vômitos e sobrecarregar os rins. Isso tudo pode causar confusão mental, convulsão, coma e até levar à morte. “O neurônio que sente mais e a gente começa a ter sintomas neurológicos, como a irritabilidade, confusão mental. Se a criança começar a apresentar esses sintomas, os pais devem levar ao hospital”, completa a pediatra.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por dia, uma colher de chá de sal no máximo. A ingestão de grandes quantidades de sal está ligada a vários problemas de saúde.
 — Foto: Comunicação/Globo — Foto: Comunicação/Globo
— Foto: Comunicação/Globo

Ouça o podcast do Bem Estar

O Bem Estar agora tem um podcast. Toda quarta-feira um novo assunto sobre saúde e qualidade de vida.
Você pode ouvir Bem Estar no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga Bem Estar para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
Fonte: G1

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário