busin
Cariri

Prefeito Arnon Bezerra inaugura monumento em homenagem a Seu Lunga



Mais uma obra da Prefeitura Municipal é inaugurada no intuito de fortalecer o turismo regional. Neste sábado, Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como Seu Lunga, uma das figuras mais emblemáticas da cultura popular de Juazeiro do Norte, foi eternizado com escultura realista localizada em frente a residência onde morava, na Praça do Cinquentenário, no bairro Socorro, no Município juazeirense.

O Projeto foi idealizado pelo empresário e admirador, José Leite, da cidade de Ilhéus, e pela sobrinha do Seu Lunga, Rosângela Tenório. Ambos procuraram a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) que executou a obra, através da Prefeitura Municipal, e ofereceu todas as informações necessárias para que o artista Ranilson Viana pudesse se aproximar ao máximo da imagem do comerciante. "Quando chegou a nós esse grandioso projeto, logo embarcamos nessa ideia. Esse monumento é mais um atrativo para a nossa cidade, que vai valorizar a nossa rota turística", afirmou o Secretário Júnior Feitosa.
O Prefeito Arnon Bezerra agradeceu aos familiares, aos empresários que pensaram o projeto, e ao artista que escupiu a imagem do Seu Lunga, e enfatizou a importância do Seu Lunga na cultura da região do Cariri. "A maioria dos juazeirenses conhecia esse ícone que compõe a história da nossa cidade. Assim como eu, acredito que muitos estejam felizes em mais essa conquista para o nosso município", afirmou Arnon Bezerra.

A homenagem contou com a presença do deputado federal, Pedro Bezerra, a vereadora Jackeline Gouveia, que elaborou o projeto junto à Câmara, familiares do prefeito Municipal e do homenageado, Seu Lunga, secretários municipais, além do Vice-prefeito de Ilhéus, José Nasau Pacheco e uma delegação deste Município baiano.

História
O famoso vendedor tinha um comércio de sucatas localizada na Rua Santa Luzia. Além de ser conhecido pelas respostas dadas às perguntas que julgava óbvias, ele também foi poeta e repentista. Nascido na cidade de Caririaçu, Seu Lunga viveu durante toda a sua infância em Assaré. Filho de uma família de sete filhos, veio morar em Juazeiro do Norte em 1947 onde se casou e teve 13 filhos. Faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, na cidade de Barbalha, por complicações no sistema digestivo.
Apesar de nunca ter gostado da forma como era popularmente conhecido, foi personagem recorrente na literatura de cordel. A fama atraiu milhares de turistas à cidade de Juazeiro do Norte e as pessoas acabaram nutrindo uma relação de carinho e respeito pelo comerciante.    
 
Fotos: Lino Fly e Carlos Lourenço

Fonte: www.juazeirodonorte.ce.gov.br

radioprogresso

0 comentários:

Postar um comentário